Dos detalhes. Um por Um. 

Não gosto de falhar quando digo aqui que falarei deste ou daquele assunto. Não tenho obrigação de o fazer, ninguém mo impõe, mas gosto de não dizer que irei falar e depois simplesmente esquecer.. 

Hoje poderia ter tido muitos finais de noite. O que não faltava eram locais onde ir. Festivais de Verão, cafés em esplanadas, bailaricos de Verão.. Enfim tanta coisa..

Mas, mais uma vez, a fotografia ganhou. A leitura ganhou. O silêncio e a quietude ganharam. 

O Alentejo é tão mais especial quanto quisermos aceita-lo. O Alentejo não é visto nem olhado da mesma forma por quem não aqui nasceu.. Há coisas muito especiais, cheiros, sentidos, magias. Tudo isto se aguça quando saímos fisicamente de cá mas é como se cá estivéssemos, passem os anos que passarem.  

O cheiro dos óregãos a secar, os ramos de alhos ou as tranças de cebolas.. Haverá tempero que nos seja essencial como os óregãos?!?! 

Fui visitar uns tios. Estas fotos [todas de telemóvel] foram feitas em poucos minutos. Sem serem pensadas, elaboradas. Fomos buscar uma fornada de pão alentejano, quentinho, acabado de sair.. O cheiro?  Inconfundível. O sabor? Irresistível. 

Na quinta ao lado a natureza partilha connosco as suas magias.. Os veados, os bambies ao meu lado, à distância de um palmo. O seu olhar incrédulo quando lhe apontei o telemóvel, a expressão.. Maravilhoso, tão mas tão maravilhoso.. 

Um chão árido, uma temperatura de calor, cortante.. O periquito na gaiola, o som dos pássaros livres e a cor seca da vegetação contrastando com as barras azuis que nos trazem de volta a casa..  

Adoro fotografar detalhes, pequeninas coisas que me digam algo, que me transmitam emoções.. Sou muito mais completa desde que a fotografia me prendeu à Vida. Talvez por isso ela assuma a importância que assume. 

Se a Vida poderia ter sido diferente ontem?  Se calhar poder-se-ia ter trocado isto pela praia, mas honestamente, neste momento, isto fez-me sentir muito mais completa e especial. 

“O Essencial é invisível aos olhos”. 

Boa Noite, meus Especiais. 

**