Ready. Steady. Go. 

Quando isto for para o ar, já o solo será português.. 
Nestes dias que antecedem estas grandes mudanças há uma amálgama de pensamentos e sensações; se por um lado quando se regressa é porque é esse o desejo, não podemos esquecer que 3 anos não são 3 dias, e há muita coisa que fica.. Foram 3 anos na mesma casa, no mesmo espaço que acolhi o melhor que pude, fiz daqueles poucos metros quadrados o meu canto, onde me sentia confortável. Decorei-o com o que me foi possível, tornei-o uma imagem de mim própria, e nunca quis mudar de casa porque aquele era o meu espaço.. 

Houve coisas que tiveram que ficar, a minha chaise-longue que tanto comigo partilhou, algumas lanternas, e as especiarias que queria ter trazido mas que ficaram. 

A minha casa vai ser já ocupada por uma família, uma família de refugiados sírios, a quem a Kommune irá doar nada mais nada menos que uns 1900 euros mensais para que paguem a renda… Não sou discriminatória com os refugiados, acho que merecem [como todos nós se for um dia caso disso] de uma oportunidade para [re]aprender a viver; mas custa-me que haja tanta discrepância à volta do Mundo, tanta desigualdade, tanta amplitude.. 

Foram muitas amigas as que deixei, foram muitas as lágrimas dos últimos dias, muitas palavras de incentivo, de [se calhar pela última vez] me agradecerem o que fiz e de tb eu agradecer o que fizeram. Não sou hoje a mesma pessoa.. Volto diferente mas acho que numa versão de mim mais forte. 

Estive retida uma boa hora na segurança do aeroporto, porque achei que poderia trazer comigo um presente de uma amiga que já foi embora tb.. Tinha um grande valor emocional e não a enviei nas caixas porque a quis aqui perto de mim, nem na mala grande a coloquei.. Sabem aquelas bolas de vidro com água lá dentro e com flocos de neve?!  Era isso. Fiz tudo ao meu alcance, sem sucesso. Foi atirada à minha frente  abruptamente para o separador de lixo respectivo. Deve ter-se despedaçado em mil bocados.. Não sei explicar como me senti, fiquei petrificada, mas regras são regras. 
Dormi muito mal e deveria dormir agora. Mas não consigo, o meu estado de alerta não se compadece com sonos, e esta turbulência está a fazer-me transpirar das mãos.. 

Também tenho fome. E muita. 

A comida está a chegar. 

**