Do regresso às aulas e o pânico do material.. 

Tenho andado a mil.. Juntaram-se algumas coisas em simultâneo.. O meu regresso ao trabalho depois de um mês parada por pausa de edição, o regresso às aulas do pequeno, com mudança de ciclo e tudo o que isso implica, começo de treinos de captação num clube de futebol e claro está a compra do material escolar.. 

Ora aí está um grande tema, o material escolar. Não fosse eu uma pessoa que adora o cheiro do papel, que até se pela pelas campanhas do regresso às aulas, por arrumar livros, cadernos e etiquetar de uma ponta à outra tudo e mais o que vier, eu juro que estes dias estavam a ser complicados. Fui 4, 5 vezes comprar material escolar, tal a complexidade da coisa.. Comprei os livros num processo rápido e célere, comprei os cadernos, igualmente num processo célere e rápido, até chegar a lista de Educação Visual.. Aí sim nesse momento, fechei os olhos e perguntei-me se o meu filho tinha agora iniciado o 2 ciclo ou se estava maluquinha e aquilo era uma lista para o 1 ano do curso de Arquitectura na Faculdade de Belas Artes.. 

Inspirei fundo e  vendo a lista fui tentar ver o que teria [ainda] o miúdo, do ano anterior:
Uma régua de 50 cm [depois de meia hora a esgravatar as gavetas, descobri 7 réguas, mas todas iguais e todas de 30 cm!! (ele confessou que foi trazendo lentamente sempre a achar que era a dele, trouxe 6 portanto) e uma de 12 cm].  

Um compasso, parece intacto mas chocalham parafusos, de maneira que não sei. 

Um esquadro, um transferidor [meia hora à procura e achei o transferidor, não está partido, nem riscado, oba espectacular]. 

Depois os blocos que têm que vir organizados numa capa rígida de cartão a3 [já troquei 2 vezes] e o material, o bloco cavalinho a3, o bloco de cartolinas coloridas a3,  o bloco de papéis variados a4, o papel vegetal de engenheiro [wtf é isto?! comprei e já fui trocar claro, tem que ser translúcido como os engenheiros usam para poder visualizar-se e fazer correctamente o trabalho, wtf?!?! Estarei doida?!?]. 

E depois a pintar?! Todo um manancial que lhe permite montar um banco e fazer desenhos em pleno Rossio para vender aos turistas, senão vejamos: guaches das cores primárias, lápis de cera de 12 cores, lápis de cor de 18 cores, marcadores de 12 cores, aguarelas de 12 cores, separador para aguarelas com 10 espaços, pincéis, tamanho 2,6,10 de pêlo sintético, espatulados ou redondos [pelo sintético, espatulados?!?!]

E os lápis?! Uh uh, um Hb, outro B e outro H, e ora bem e se eu la tiver um que comprei no chinês com uns bonecos isso é o quê?!? Xpto?! O pormenor do marcador fino Superfine 0.3mm da Staedtler é de morrer [estive 15 minutos à procura dele numa loja com um empregado que me confessou no fim se sentir extenuado com as imensas listas que os pais lhe colocavam nas mãos nos últimos dias].. 

E as 2 micas a4?! Meus amigos, não há 2 micas, há embalagens de 100, 200, 500 mas 2 ou vá 5,ou 10 não há!!!!!! 

E a cola UHU em stick e normal? tem que ser UHU porque sei agora que é a única que cola, não era mais fácil erradicar tudo o resto, tipo só assim para não confundir?! Só haver uma cola [se é cola tem que colar, logo tudo o que é marca branca vai à vida].. 

Uma tesoura [tb sobreviveu à batalha escolar do ano transacto, não é espectacular?!], um x-ato, e borrachas brancas que há cá sempre como se fosse arroz.. 

Ahh maravilha, depois de três dias tenho tudo comprado.. Já troquei e retroquei. E sinto-me agora muito mais tranquila por saber que o meu filho é como eu e imagina coisas [criou na cabeça dele, um portefólio com separadores].. Meus amigos, não há portefólios com separadores, há com 20 micas, com 50, com 100, de marcas brancas e de topo, tipo os carros, vão desde 1,99€ até 18, o que equivale a comprar um Porsche Cayenne ou coisa do género. 

É uma aventura comprar material escolar nos dias de hoje.. No meu tempo eu não sei como era, honestamente não me recordo de tanta exigência e de tantos materiais.. Lembrar-me-ia de certeza se tivesse pintado a aguarelas ou utilizado guaches..e se o fiz foi muito mais à frente.. Ou se calhar não, se calhar isto era assim mas eu não me lembro de nada porque com 10 anos comecei a andar de autocarro para a escola e a ficar sozinha durante horas numa cidade pequena que à altura me parecia enorme.. Talvez a minha mente assustada estivesse a processar como fazer em caso de vomitar no autocarro como acontecia até então sempre que andava em algum, e por isso me tenha feito esquecer a magia de pintar com aguarelas.. Ou se calhar até já havia Staedtler Superfine 0.3mm e por isso tenha ficado fã de canetas [e das surripiar] desde aí.. 

Se o ano passado o pequeno me dizia sentir-se como se tivesse entrado para a faculdade, este ano, depois de feito o ano 0, já sabemos que entrou para Belas Artes. 

[Ah ainda me falta o pano para limpar os materiais e outro para limpar as mãos!!! Seriously?!?!?!?!] 

** 

Bom dia, sexta feira

Dia que começou cedo.. Uma semana com o trabalho todo feito.. Tempo agora de ler, que em altura de trabalho o tempo para fazê-lo é tão escasso. 

Bom dia para esse lado, onde quer que estejam. 

**