Tumblr e a Adolescência II

Desde que escrevi o post “Tumblr e a Adolescência” que o número de visualizações nunca mais parou. Visitas de Portugal, do Brasil, dos Estados Unidos e de outros países.. Fiquei a pensar que este ha-de ser um tema que gera dúvidas, questões. O que é o Tumblr, para que serve, em que se baseia..
Continuo a fotografar pessoas que é, dentro da fotografia, do que gosto mais de fazer [embora a paisagem com luz diferente me cative cada vez mais]. Dentro do retrato, gosto muito de fotografar crianças, ainda que todos saibamos as restrições e os medos associados à divulgação de tais imagens. Optei por identificar ambos os progenitores, sempre que publico imagens de crianças.

Todos sabemos que nos dias de hoje tudo é iniciado mais cedo. Hoje, uma menina de 11 anos não é apenas uma menina como no meu tempo. Nos dias de hoje as meninas de 11 anos maquilham-se, têm unhas de gel, querem sair com as amigas, e têm códigos muito próprios, seja no que respeita ao vestir, como ao falar e ou escrever.

Costumo fotografar adolescentes, e sei do que falo. Quem, como eu, faz fotografia, sabe ou já terá recebido pedidos para sessões fotográficas por meninas dessas idades. Não tenho nada contra fotografar meninas, mas quando se pedem sessões e quando se exige a presença dos pais e há silêncio do outro lado, então a coisa é mais preocupante.

É imperativo que as adolescentes percebam o perigo que correm ao marcarem uma sessão com um homem que desconhecem.. Os perigos que correm com vidas sexuais iniciadas muito cedo [há que prevenir doenças em primeiro plano e gravidezes em segundo]. Se querem iniciar a sua vida sexual que o façam quando tiverem certezas, do que querem e de a quem se querem entregar.. A fugacidade com que se troca de parceiro, é perigosa. Os desgostos amorosos são tudo aquilo a que mentes destas idades não se devem dedicar. Algo que simplesmente não faz sentido.

O Tumblr, o Instagram são influenciadores sim. Mas que caiba a cada um de nós, ajustar o rumo de cada adolescente que cruza o nosso caminho.

Se calhar, vale a pena pensar nisto.

**

P.S. Estas imagens foram retiradas da Net, estão ao dispor de todos. Há muitas, muito mais fortes, no Tumblr, nas redes sociais, mas não as quis trazer para o meu blog por não me identificar com tais poses em tais idades.  

Advertisements