Tumblr e a Adolescência III

Já escrevi dois posts com este título. É sempre um tema que me dá pano para mangas para escrever, não tivesse eu um filho com 10 anos e uma sobrinha com 14. De facto, os tempos de hoje não são os nossos tempos, há um sem número de ferramentas ao dispor, que hão-de complicar [e complicam!] a coisa.
Estamos na era das redes sociais, do Instagram ao Facebook [os teens não gostam do Facebook já percebi], passando pelos inúmeras formas de trocar mensagens instantâneas, do Whatsapp, ao Messenger, passando por aquelas que não domino [e que são de fazer perguntas?!?!]. Nos stories do Instagram é ver a maltinha a pedir para lhe fazerem qualquer tipo de perguntas que respondem a tudo [?!? isto confunde-me a sério]. Depois há os rates que se fazem a todos e mais alguns que segundo aquilo que me parece são avaliações de 0 a.. ,em que se dá uma pontuação. Não sei a escala, portanto fico sempre sem perceber. Os nomes das contas são muitas vezes assim para o diferente, “a tal miúda”, “a tal gatinha” , “a menina Tumblr”, e por aí adiante. Ficamos sem perceber que mundo é aquele.

Gostando eu de pessoas como gosto, estas coisas ficam a remoer, porque não as entendo e gostaria de entender. A passagem dos 13 para os 14 é um boom.. Uma diferença brutal, assustadora. São os rapazes, são as amigas, são as best, é a maquilhagem [os adolescentes tomam banho antes de ir para a praia!], é o cabelo, as roupas e as conjugações. É o olhar sempre alerta para mirar pessoas da mesma faixa etária, são comportamentos de rebeldia que não se entendem, são as mil e uma selfies por dia [e nenhuma ficou bem], enfim um sem número de características que todos já vamos começando a conhecer. 
Falava com uma amiga cuja enteada tem 14 anos. Foram de férias, a miúda sempre com aquele ar de enfado a perguntar desde manhã à noite, a que restaurante iam jantar para escolher a roupa. What?!?! 14 anos?!

Tudo isto é muito estranho e o Tumblr é a rede mesmo, mesmo espectacular para isto. “Ser Tumblr é demais, é muita cool”. 

Percebem alguma coisa disto? É que eu não.

**

Advertisements