A Preto e Branco.

Não sou do Benfica. Nunca serei do Benfica. Não me importo que toda a gente seja do Benfica. Que até sejam olhados de lado os pobres humanos que se lembraram de ser de outros clubes ou que até nem sejam de clube nenhum. O Benfica tem milhões de adeptos. Terá, por isso, milhões de adeptos que nem me atrevo a qualificar. Há adeptos do Benfica que não aceitam que não se seja daquele clube. Por vezes sou quase escorraçada por ser de outro clube. O Benfica traz-me as piores recordações que um dia me pode trazer. Não acredito que mais alguma vez volte áquele estádio ou sequer que consiga ouvir aquele hino. Estou a ver imagens na televisão. Nem sei como, sabendo que muito mais me valia ver um programa tipo Masterchef ou até o Festival Eurovisão da Canção.

O que leva tantos milhões de pessoas a arriscarem assim as suas vidas?! O futebol pode ter esta dimensão?! O que une estas pessoas?! Que fenómeno é este que me escapa, que me ultrapassa?! Não sei se o Benfica é uma Nação, se esta Nação é assim tão triste que perde um sábado à noite para se unir em prol nem eles sabem de quê. Isto não é dor de cotovelo, se fosse o Sporting a ter ganho, e se visse comportamentos destes, discursos destes, pensaria o mesmo.

Estou longe de conseguir sentir o que sentem estas pessoas. Talvez nunca consiga. Não sei se é bom se é mau. Ouvi uma senhora a dizer que amava o Jonas, amava o marido e o Jonas. O que pensar?! Rir, Chorar, envergonhar-se?! E os que choram, e beijam as camisolas e têm tatuado o João Félix que ainda agora é uma criança e daqui a um par de dias já está noutro país, noutro campeonato?! O meu filho quer ter o cabelo como o João Félix e ontem pediu ao dentista para lhe pôr o aparelho nos dentes rapidamente porque o Félix tb tem. Custa-me não o ter conseguido demover, que tenha aqui em potência um Gritador de “Glorioso, SLB” esse hino inconfundível. Respeito as opções de todos, até aceito que tenha saído de dentro de mim, um dos milhões que a cada nascimento se transformam em membros deste clã.

Lá está, o Benfica tem destas coisas. Todos nós temos que assumir que foi claramente o Melhor. E, educadamente, dar os Parabéns a todos os benfiquistas!!

(P.S. Ah, queria só dizer que o Benfica tem igualmente adeptos para lá de muitas estrelas..)

**

Advertisements